Palavra em seu contexto
A amável purificação a amarga sentença. Isaías 1.21-31
Esta seção é caracterizada, segundo os estudiosos, por versos de lamento, canções fúnebres. Aqui Deus está de luto.
MINISTRAÇÕES
Adélcio José Oliveira Filho
9/27/20254 min read


Isaías 1.21. "prostituta" na religião é idólatra, alguém que tenha abandonado a Deus para servir ídolos (Jer. 2.20; 3.01; Osé. 2.2; 3.1; Eze. 16.23-30). Os pecados listados (vv. 21-23) são todas as provas de que o povo de Deus O havia abandonado. A verdadeira justiça vai defender a causa dos órfãos e das viúvas, tanto quanto a causa daqueles que podem pagar subornos e dar frutos. Os inimigos da justiça pode até aprovar leis que facilitem sua transgressão (10.1). Apesar de todos esses obstáculos, Deus promete restaurar a justiça na terra (v.26; 32.1; 33.5,6; 42.1-4).
Isaías 1.22. Essas são duas metáforas para a corrupção moral de Judá. Era originalmente puro, mas agora se tornam corruptos por sua própria escolha e ações. Licor. Este não é o termo normal para vinho (consulte o Tópico Especial abaixo). Este feminino singular ocorre apenas aqui. Devido à raiz relacionada em acadiano, pode se referir a cerveja que não foi diluída pela água.
Isaías 1.23. Os príncipes são rebeldes. Sarim, sorerim, não um "trocadilho", mas a figura de linguagem Paronomásia (A paronomásia é uma figura de linguagem que está definida na categoria de figuras de som. Isso porque ela está relacionada com a sonoridade das palavras.). "presentes". Este termo ocorre apenas aqui no A. T. "Presente" ou "suborno". O significado básico da raiz pode estar relacionada a; (1) shalom, "paz", "saúde" e "integridade" ou (2) "recompensa". Em Jerusalém, a única paz era para os grupos maus, ricos e poderosos da sociedade. A prática de suborno é fortemente condenada na lei de Deus, uma vez que promove a injustiça e a discriminação (cf. Is 5.23; Êxo. 23.8; Deut. 16.19).
YHVH fala de Seus planos futuros para restaurar Seu povo (ver versículo 26) após o julgamento sobre má liderança a remoção de seus inimigos, os líderes injustos.
Isaías 1.24. Observe que o propósito do julgamento é a restauração (ver versículo 27)! Observe os dois nomes divinos neste verso, peculiar para Isaías. O SENHOR Deus dos exércitos, Salmos 110.1; O Poderoso de Israel; Gênesis 49.24; Salmo 132.2.5; Isaías 49.26; 60.16.
מִצָּרַי; MITSÅRAY = Acerca dos meus adversários. וְאִנָּקְמָה; VË’INÅQËMÅH e vingar-me. Aqui YHVH está dizendduas vezes a mesma coisa para dar ênfase. "consolar-me-ei acerca dos meus adversários", pois esta é a tradução literal,
Isaías. 1.25. O processo de remoção das impurezas da prata é uma imagem da purificação. Purgar = refinar. Compare Isaías 1.16; Isaías 6.7. Estanho: ou seja, liga. O estanho adicionado ao ouro como uma liga na fusão de metais desvaloriza o ouro, ou seu valor em quilates, sem significantemente mudar sua aparência. Mas o texto hebraico faz algo mais aqui. As palavras “tornarei” (Isaías. 1.25) e “restaurarei” (Isaías 1.26.) traduzem o mesmo verbo ('a¡ªÿâh). Traduzimos isso com diferentes verbos em inglês, “turn” e “restore”, porque nosso idioma exige isso. Mas Isaías está sugerindo que um Deus, agindo de uma maneira, é capaz de realizar duas coisas ao mesmo tempo. Quando Deus volta sua mão contra nós, não é um desastre; é um ato de restauração.
Isaías 1.26. "Teus... Teu", esses dois versículos usam singular feminino para denotar que YHVH está se dirigindo à infiel capital de Judá, Jerusalém, com toda a sua estrutura de poder econômico, militar e religioso. Assim como os versículos 19 e 20 usam o mesmo verbo em contraste, também os versículos 25 e 26 com: Vou virar minha mão contra você. Restituirei. O mesmo termo é usado no versículo 27, "aqueles que retornam", para descrever aqueles que foram tocados pela justiça e misericórdia de Deus.
"Cidade fiel" Esta é uma reversão óbvia do sarcasmo no versículo 21? Jerusalém não é mais "uma prostituta", mas uma mulher fiel restaurada (exemplo "a cidade é mulher"). Eles finalmente se tornaram fiéis ao seu título, fiéis a Deus, fiéis à sua aliança e fiéis uns aos outros!
Isaías 1.27. Redimidos. O termo significa "Resgatados", transferidos ou libertados da propriedade por outro, mediante o pagamento de um preço. O penitente, que dá as costas para a idolatria e a injustiça, encontrar a liberdade de Satanaz, do pecado e a morte por meio da justiça de Cristo imputada a ele e aplicada em seu coração pelo Espirito Santo.
Isaías. 1.29. Carvalhos. Um conceito amplamente aceito no antigo Oriente Médio é que os carvalhos eram árvores sagradas, utilizadas para a adoração idólatra, jardins eram plantados em volta dessas árvores. Eram comuns os sacrifícios pagãos. Isaías 57.5; Isaías 65.3; Isaías 66.17. II Reis 16.4; 17.10. Eze. 6.13.
Isaías. 1.30. A sentença punirá eternamente os pecadores e suas obras
Isaías. 1.31. O forte. Hebraico. hason. Ocorre apenas aqui e Amós 2.9.
Conclusão
Deus está dizendo ainda hoje "Vinde, diz Jeová, e façamos as contas: se os vossos pecados são como a escarlata, Eu os tornarei brancos como a neve; se forem vermelhos como o carmesim, Eu os tornarei como lã branca".
Em 1º lugar é importante entendermos que o convite da graça é o melhor, porém é necessário completo arrependimento!
Em 2º lugar é importante reconhecermos que Deus está mais interessado em nosso interior do que no exterior. Os homens vêem o exterior, mas Deus vê o coração!
E, em 3º lugar é importante lembrarmos que superar a religiosidade é o grande desafio para todos os cristãos. Deus não quer religiosos. Ele procura verdadeiros adoradores que o adorem em espírito e verdade (Jo. 4.24). Minha oração é que você seja um adorador!