Palavra em seu contexto
Ameaça de punição Isaías 1.10-15.
Sabemos que Deus busca adoradores - mas apenas aqueles que O adoram em espírito e em verdade. Ele rejeita a adoração de hipócritas religiosos – Deus está farto de fraudes religiosas. Salmo 51.17. "Os sacrifícios para Deus é um espírito quebrantado, um coração quebrantado e contrito". Isaías 1.10-20 trata de duas coisas ao mesmo tempo: adoração e arrependimento. Em essência, Deus os coloca juntos desta forma: “Quero que você se arrependa de sua adoração. Sua adoração é inaceitável, a menos que seja o transbordamento do arrependimento”.
MINISTRAÇÕES
Adélcio José Oliveira Filho
9/11/20253 min read


Isaías. 1.10. "Governantes de Sodoma... povo de Gomorra". Mesmos verbos usados no vs 2 para chamar a atenção do céu e da terra, dirige-se aos líderes que carregam a maior culpabilidade e, em seguida, à população em geral que deve assumir sua responsabilidade também que tiro insultuoso na proa dos orgulhosos judeus de Isaías! Assim como sua rebelião espiritual foi chocante e doloroso para o Santo de Israel - esta resposta foi destinada a chocar os pecadores fora de sua complacência.
Judá é como Sodoma e Gomorra, ambos, os líderes e povos são moralmente corruptos. Esta frase foi uma crítica terrível ao povo da aliança. Muitos pensam que a principal causa da destruição de Sodoma e Gomorra foi a sensualidade, mas não foi somente isso, veja Ezequiel 16.49. Se o povo desviar seu olhar de Deus, o Provedor de todas as coisas, terá o mesmo fim, por exemplo, temos muito mais hoje que o povo de Cafarnaum, porém damos a devia honra à Deus? Mateus 11.24.
"Ouçam... escutem". Imperativos do versículo 2 que são repetidos. "Instrução" "lei" "ensino" Este é o termo "torá". Eles conheciam a vontade revelada de Deus, mas optaram por não segui-la.
Isaías. 1.11. "De que me serve para mim a abundância dos seus sacrifícios". Isto não é um ataque ao sacrifício, mas sim na maneira como o povo sacrificava (cf. 29.13; Oséias 6.6; Amós 5.21-27; Miquéias 6.6-8). Eles não estavam dando qualquer coisa, mas o melhor, porém um ritual que não é acompanhado por uma atitude correta para com Deus, não será aceito (ver Salmo 50). "Estou cheio" Este verbo significa "inchado" ou "cansado". "Holocausto" refere-se ao sacrifício totalmente queimado que simboliza dedicação total a Deus. "Gordura de gado engordado" refere-se a sacrifícios onde apenas uma parte do animal (gordura das entranhas) era oferecida no altar e o resto era dado aos sacerdotes ou à pessoa que trazia os sacrifícios para comê-lo com Deus, família, amigos e vizinhos. Aqui está o problema, apostasia religiosa, esta é a enfermidade.
"Não estou satisfeito" Este verbo denota a aceitação de um sacrifício por YHVH. A frase normalmente era "um aroma doce" (Gênesis 8.21; Êxodo 29.18-25). Mesmo assim, YHVH rejeitou a adoração dessas pessoas.
Isaías. 1.12. "apresentai-vos perante mim" refere-se à frequência pessoal no tabernáculo / templo (Êxodo 23.17). Eles não vieram para a adoração verdadeira, mas para a liturgia ritual! Seus corações estavam longe de Deus.
O termo "abominação" é usado basicamente em Deuteronômio, Provérbios e Ezequiel. Descreve a reação de Deus a muitas coisas. Homossexualidade Lev. 18.22; pecados sexuais Lev. 18.26,27,29,30; Idolatria, Deut. 7.25,26; 12.31; 14.3; 17.4, 27.15; 32.16; II Reis 16.3; 23.13; Jer. 32.35; Práticas ocultas, Deut. 18.9-12.
Isaías. 1.13-14."ofertas vãs". Este termo significa "vazio", "vão", "nada". "Incenso é uma abominação para mim". O termo "incenso" significa "aquilo que sobe". A tragédia é que eles pensaram que estavam bem com Deus! Estavam errados, assim como muitas pessoas religiosas. A celebração não produzia mudanças neles, era apenas aparência.
Isaías. 1.15. "estenda as mãos" Observe que "em oração" está em itálico, o que significa que não está no texto hebraico. Estender as mãos (Êxodo 9.29, 33; I Reis 8.38-54; II Cor 6.12) e levantar as mãos para o céu (João 11.41; 17.1) era a postura normal dos judeus orarem. Deus se recusa a ouvir (cf. 8.17; 54.8; 59.2; Deut. 31.17; Jer. 11.11; Eze. 8.18; Tiago 4.1-6). Os muitos sacrifícios não são atraentes para YHVH, nem é muita oração sem fé e arrependimento.
APLICAÇÃO: A atividade religiosa sem alteração do coração é vazia. A atividade religiosa pode enganar algumas pessoas, mas Deus pode ver através da hipocrisia. O que ele requer não é um ritual religioso, mas uma vida santificada e santa.
Nós nos imaginamos tão maduros espiritualmente. Reclamamos se o serviço não for conforme as nossas expectativas.
Saímos da igreja, impressionados com nós mesmos e vamos comer em um restaurante nos levantamos e não deixamos nada para a garçonete (que é uma mãe solteira), mas nos certificamos de deixar um folheto evangélico para ela ser salva. Depois, amaldiçoamos nosso cônjuge no caminho para casa pelo modo como dirige.
E assistimos a um filme imundo antes de ir para a cama. Somos insolentes com nossos supervisores e professores. Passamos por aquele site pornô novamente por alguns momentos.
Um pecador pobre, sujo e ignorante é uma coisa, mas um frequentador de igreja que crê na Bíblia, usar a Bíblia e cita a Bíblia e que age assim é um fedor para o Senhor. Vamos acertar as coisas com Deus hoje.