Palavra em seu contexto
"Julgamento por violações da aliança". Isaías. 2.6-11
Jesus diz que Isaías é o autor deste livro - Condestável: Como escritor, Isaías não tem igual entre os profetas do A. T. Ele era um artista poético que empregou um grande vocabulário e muitos recursos literários para expressar seus pensamentos de forma bela e poderosa. A maioria de suas profecias parecem que ele entregou de viva foz, então ele provavelmente também fora um orador poderoso.
MINISTRAÇÕES
Adélcio José Oliveira Filho
9/27/20255 min read


“Horrível coisa é cair nas mãos do Deus vivo” (Heb. 10.31). Quão assustador é isso? Imagine a tempestade ou desastre natural mais terrível de que você já participou ou mesmo testemunhou no noticiário da TV e, em seguida, ampliar isso além da imaginação. É isso que será como quando Deus se levantar para abater a arrogância o orgulho a independência e a rebelião de Sua criação pecaminosa.
Nós vamos ver aqui em Isaías que o dia vindouro do Senhor demonstrará plenamente o Seu terror e o esplendor de Sua majestade em um sentido assustador para aqueles que têm uma exibição externa de religião.
Isaías 2.5. Foi feito o chamado ao arrependimento e a andar na luz do Senhor em vista do julgamento iminente, que aconteceria naqueles dias e no final do período da Tribulação, mas também em vista do futuro reino de justiça,
(Isaías 2:6-9) Descrição de uma terra cheia de iniquidade.
Isaías. 2.6. - Pecados de Judá - Nos últimos dias, o tempo de angústia de Jacó - eles serão julgados e purificados antes da gloriosa era do Reino Messiânico. Por causa do Seu nome, Ele não os abandonará totalmente (I Sam. 12.22 e Sal. 94.14). Isaías abre com abandonado (6) e termina com não perdoar (9).
Por que esse julgamento vai ocorrer? Quatro razões: caracterizado por 4 falhas fatais: (6b) Autoajuda - Por causa de seu compromisso com influências estrangeiras, NAS – "fazem barganhas com filhos de estrangeiros" - Práticas religiosas; Alianças políticas; Alianças comerciais. A casa de Jacó está envolvida em espiritualidades alternativas. A igreja hoje, não estaria assim? Centrada no homem em vez de centrada em Deus?
Isaías. 2.7a. Autoindulgência - Por causa de seus excessos materialistas. “A terra deles também foi preenchida com prata e ouro, e não há fim para seus tesouros;”. Nada de errado com a prosperidade material - Deus prometeu bênçãos materiais em conjunto com o cumprimento de sua aliança - mas "o amor ao dinheiro é a raiz de toda sorte de males" (I Tim. 6.10).
Isaías. 2.7b. Autossuficiência - Por causa de sua dependência de seu próprio poder militar. "A terra deles também está cheia de cavalos e não há fim para suas carruagens.". Eles confiavam em sua própria força (30.16; 31.1,3 Deut. 17.17), e não no Senhor (Sal. 20.7). Esta descrição da liderança está em contradição direta com Deut. 17.16-17. Os Homens tendem a confiar em seus recursos (cf. 31.1), mas o versículo 22 (cf. 31.3) demonstra a falha em contar com recursos humanos ou físicos.
Isaías. 2.8. Autoengano - Por causa de sua idolatria difusa. "A terra deles também se encheu de ídolos; Eles adoram o trabalho de suas mãos, Aquilo que seus dedos fizeram". Tema principal de todos os profetas - às vezes difícil para nós nos identificarmos é o clímax da acusação contra Israel. ELYLYM (de) ídolos = nada: A palavra que Isaías usa aqui para ídolos, (אֱלִילִים), "nada", "inutilidade", pode ser um jogo de palavras com o Deus verdadeiro, (אֱלוֹהִים). Que substituto horrível! O que Judá mais precisava era de uma dose de humildade. Esta é uma reversão total do que Deus pretendia. Isaías 1.1-5 mostra que Deus pretendia que o conhecimento do Senhor fluísse de Judá, mas, em vez disso, o paganismo, seus valores corruptos e idolatria fluíram das nações para Judá!
Isaías. 2.9. O profeta grita "Não os perdoe" - chega um ponto sem volta. Não sabemos dizer quando ou onde essa linha está traçada, mas para a nação de Israel no dia do Senhor chegou. Ex. 34.7. Motyer: O imperativo hebraico não apenas ordena, mas é frequentemente usado para expressar um resultado inevitável. Isaías não está ordenando ao Senhor que não perdoe, mas dizendo que o perdão é impensável: “e com certeza você não vai perdoá-los”.
Isaías 2.10. No julgamento o povo pode procurar abrigo, mas ninguém pode se esconder de Deus. Young: A única maneira de fugir de Deus é correr para Ele. Você pode correr, mas nunca pode se esconder! (Apoc. 6.15-17).
Isaías. 2.11."naquele dia". O dia do Senhor traz julgamento sobre os ímpios, mas benção e salvação para os justificados. Isto se refere aos últimos dias do versículo 2. Chega a ser um dia dominante em Amós. O tema de Isaías é resumido no versículo 12 (cf. 2.20; 3.17; 5.30; 28.5-6; Amós 2.16; 8.9; Oséias 2.6) Criação consciente (humanos e anjos) um dia estará diante de seu criador para prestar contas da mordomia do dom da vida. YHVH é um Deus moral, ético; a criação é moral e ética. As leis são para nossa proteção em um mundo decaído, mas os humanos as veem como uma restrição e perda de liberdade pessoal.
APLICAÇÃO: estamos cheio de orgulho? Confiamos em nós mesmos ou na nossa empresa? Depositamos toda a nossa confiança em nosso governo ou em nossas forças armadas para nossa proteção? (não devemos tirar as forças armadas). Isaías diz que nossa confiança deve estar no Senhor e devemos andar humildemente diante dele.
Conclusão
Se nós não avançarmos na direção de Deus, então podemos dizer que nosso tempo é limitado. Mas, há uma saída. A filosofia diz que é preciso pensar como sair do atoleiro. A indulgência diz que é preciso beber para encontrar uma saída. A política diz que é possível comprar uma saída. O liberalismo diz que se pode legislar uma saída. Enquanto a ciência diz que pode-se inventar sua saída. A indústria diz que devemos trabalhar para encontrar uma saída, os grupos trabalhistas dizem que devemos entrar em greve para sair. O fascismo diz que devemos cancelar tudo para sair. O militarismo, por sua vez, diz que devemos lutar para sair, a psicologia diz que se deve fazer terapia pra siar. Mas, a Bíblia, a Palavra de Deus, nos diz que Jesus é a saída ele é a Porta.
O Senhor Jesus Cristo nos diz: "Eu sou o caminho para sair". Ele diz: “Eu sou o Caminho, a Verdade e a Vida. Ninguém vem ao Pai senão por mim.". Ele diz: "Eu sou a Porta. Quem entra por mim será salvo". Essa é a única esperança para qualquer pessoa do mundo. É a única esperança para o mundo hoje. Existe um lugar onde as pessoas precisam se voltar para Deus hoje; e esse lugar é encontrado nas igrejas que acreditam na Bíblia. É aí que você, amigo que ouve, deve começar, e se não começar por aí, não sabemos realmente por onde começar hoje.
Deus é Espírito - fonte de toda a vida - aquele que soprou vida em Adão e Eva. Abandone toda esperança e confiança no homem - Volte-se para aquele que é a fonte e sustentador de toda a vida Existência frágil.
Esta passagem não fala sobre idolatria. Isto não diz “acabe com os ídolos”. A idolatria é um resultado, não um causa. É a exaltação do homem que resulta em idolatria. A tendência dos seres humanos para fazer de nós mesmos o centro de todas as coisas e explicar todas as coisas em termos de nós mesmos é o problema. Para nós, o ponto sem volta ainda não foi ultrapassado; a oferta de salvação e refúgio do terror do Senhor ainda existe; Deus nos exorta a correr para a Rocha que é o Senhor Jesus; virar longe de nosso orgulho e arrogância; parar de nos exaltar e lançar toda a nossa dependência não no homem cujo fôlego está em suas narinas, mas para confiar no Senhor Jesus que está voltando para receber o que é seu, para julgar aqueles que persistem na rebelião.