Uma agradável notícia Isaías. 1.16-20

1.16-20 O convite ao arrependimento tem duas partes: (1) O povo deve se lavar buscar a justiça, repreender o opressor e defender o órfão (Tiago 1.27). (2) O próprio Deus lava as pessoas, se elas estiverem dispostas a cumprir esta condição. Como o justo Juiz, Deus tanto reprova os ímpios como defende os inocentes (11.4).

MINISTRAÇÕES

Adélcio José Oliveira Filho

9/27/20253 min read

Isaías. 1.16. "Lave-se, limpe-se". Há uma diferença entre os dois sinônimos (lavar-se, limpar-se), o primeiro refere-se ao ato de arrependimento por parte de um homem que se volta para Deus, o segundo refere-se ao arrependimento diário de quem assim se converte (Tiago 4.8).

O primeiro passo para o arrependimento é admitir o pecado e a culpa; precisamos ver a sujeira da nossa depravação; precisamos levar o pecado a sério. O que pode lavar meus pecados? Nada além do sangue de Jesus! O caminho de volta para Deus é Jesus! O único que pode nos lavar é Jesus. Comando! - Cessar (um abandono decisivo do pecado).

Isaías 1.17. "Órfão; Viúvas". Colocado por figura de linguagem sinédoque (das espécies) para todos os tipos de pessoas desamparadas e enlutadas que buscam consolo. Cinco admoestações relativas à prática do que é bom: "Aprende a fazer o bem, atende ao juízo, ajudai o oprimido, fazei justiça ao órfão, tratai da causa da viúva" (Tiago 1.26-27). A primeira admoestação estabelece a base para o resto. Deus rejeitou toda a sua atividade religiosa porque não viviam na justiça e cuidado para com os mais desfavorecidos, um tema constante nos profetas (Oséias 6.6-10; Amós 4.1-5; Miq. 3.9).

Isaías. 1.18. "Venha agora" - לְכוּ- נָא;; (Vinde(então,) a partícula "na", em "lechu-na", indica que Deus está fazendo um pedido educadamente, um convite para discutir a acusação e "raciocinar juntos" - O Senhor por meio de Isaías pede ao povo que arrazoe com Ele, pois se se arrepender, Ele perdoará seus pecados, os purificará e restaurará sua terra. A palavra traduzida como "razão" no versículo 18 significa "decidir um caso no tribunal", mas em vez disso de pronunciar o julgamento, o juiz ofereceu perdão!

O Senhor nunca julga ninguém sem primeiro oferecer-lhes uma alternativa. Ele não tem prazer em punir ninguém, prefere restaurar-nos, perdoar nossos pecados e chamar-nos de filhos e filhas.

A obediência não produz perdão. Deus perdoa e limpa não porque deve, mas porque deseja e abriu caminho para isto para ser feito por meio da morte e ressurreição de Cristo.

Escarlate é a cor da culpa (versículo 15; isto é, derramamento de sangue).Escarlate e carmesim eram sombras vermelhas feitas do corpo esmagado de um verme / inseto. Isaías escolheu a imagem não apenas por causa da cor (veja o paralelo com sangue no v. 15?), mas também porque essa tinta era a mais fixa e não saía do tecido.

Isaías diz que Deus pode fazer o impossível e limpar os pecadores. Outros exemplos de vermelho sendo usado para indicar pecado e limpeza. Novilha vermelha Núm. 19.2; lã escarlate amarrada em torno de pássaro Lev. 14.4; e bode expiatório e o bode emissário Lev. 16.1-22. Mat. 17.4; Apoc. 19.8. Esses pássaros foram fornecidos pelo sacerdote para o homem. Eles não foram, como as ofertas para o altar, trazidas pelo próprio homem (compare Levítico 14.4 com Levítico 14.10).

Argui-me; Arrazoemos. É um convite aberto para um judicioso ajustamento de contas, aquilo que Jó havia pedido (Jó 23.7). Perante a justiça divina, ninguém sairia impune (Sal 130.3), mas o próprio Deus se oferece a nos revestir da brancura da santidade, ao invés da cor de carmesim que representa nossa vida de pecados.

Isaías. 1.19 - Uma Bênção para encontrar! "Se estiveres dispostos e obedecer-me". "a obediência abrirá a porta para a abundância". Deut. 30.19-20, o mesmo faz Isaías.

Isaías. 1.20. Uma Bênção para Perder! "Mas, se recusardes". Por que a boca do Senhor. Expressão usada onze vezes em Isaías, isso define o selo deste livro como um todo, unindo todas as suas partes. Ocorre na "primeira" porção (Isaías 1.20) e na "última" porção (Isaías 40.5 e Isaías 58.14).

Aplicação: Aqui está o remédio para a rebelião. Primeiro Isaías diz que o pecador deve se lavar, isto é, deve renunciar aos pecados aos quais se acostumou. Seja raiva e paixão ou descontentamento e inveja, lascívia, impureza, ou preguiça e ociosidade, ou cobiça, presunção, vaidade, ceticismo, infidelidade, sejam eles quais forem, devemos nos arrepender, abandonar nosso pecado, renunciar a ele e nos afastar dele.

Em segundo lugar, devemos receber a graça e a esperança do Senhor Jesus Cristo como nosso Senhor e Salvador. Ser discípulo está relacionado a um relacionamento com o Filho do Deus Vivo Jesus, o Santo. Ele nós torna justo. Ele, e somente Ele, limpa nossa alma de pecado e a torna branca como a neve.

Convite: Você submeteria sua vida a Ele hoje? Você viria e receberia a vida eterna hoje? Você poderia vir e se acertar com Deus hoje?https://versiculoscomentados.com.br/estudos-biblicos/